Seis passos para começar um e-commerce do zero
sexta, 14 de outubro de 2022
No Brasil, abre-se mais de uma loja virtual por minuto e 71% dos brasileiros aumentaram as compras online no último ano. Todo projeto precisa, no entanto, de um ponto de partida.
No Brasil, abre-se mais de uma loja virtual por minuto e 71% dos brasileiros aumentaram as compras online no último ano. A informação foi dada por Bruno de Oliveira, VP – Vice-Presidente de Educação da Nuvemshop & CEO do E-commerce na Prática, em palestra realizada na Feira do Empreendedor 2022, realizado pelo Sebrae em São Paulo até amanhã, dia 11 de outubro.
“A margem para crescimento ainda é muito grande. A fatia de compras por e-commerce no Brasil representa 12% da totalidade do varejo. Para efeito comparativo, nos Estados Unidos e na China, esse número está entre 30 e 35%. Por isso, espera-se que durante os próximos cinco anos essa fatia aumente, e muito”, conta o executivo.
Para o CEO do E-commerce na Prática, como a pandemia acelerou o processo de digitalização das pessoas e afastou o medo de comprar o on-line, o e-commerce cresceu e o momento é ótimo para quem quer empreender nesse setor, sobretudo para quem está começando.
“Os hábitos mudaram, e é um caminho sem volta. Até nas compras do dia a dia já existem pessoas fazendo pela internet. A oportunidade está apresentada de bandeja para todos”, afirma o VP. “E sobre o momento de se começar, para mim, o melhor momento é sempre agora, independente das circunstâncias. Se você tem alguma ideia, coloque-a em prática, e o próprio mercado vai te dar a resposta se funciona ou não. Não existe timing melhor para se começar do que agora”, complementa Bruno de Oliveira.
Além do crescimento do volume de vendas, outros fatores favorecem o sucesso do e-commerce: o menor investimento para se começar um projeto e a facilidade para viralizar conteúdos, devido ao sucesso crescente do TikTok, Instagram e YouTube. Com as redes sociais, ficou mais fácil chegar até os clientes e, consequentemente, vender seus produtos.
Como ter um e-commerce de sucesso
Todo projeto precisa, no entanto, de um ponto de partida. Bruno de Oliveira separa o processo de começar um e-commerce do zero em seis etapas. Saiba mais:
1. Planejamento
Antes de tudo é preciso saber o que o seu negócio vai vender, em qual mercado vai atuar e qual seu público-alvo. Tudo isso tem que estar no seu planejamento inicial. “Se não planejar, não vai conseguir ter acesso a dados e nem ter clareza do que atende o seu público, nem de quem é esse público”, explica o empreendedor.
O empreendedor ensina que é possível identificar o que está em alta no mercado visitando o site Mercado Livre, onde há uma aba mostrando as principais tendências de buscas e os produtos em maior crescimento e em declínio. Mesmo que o seu interesse não seja em vender no site, é importante visitá-lo para saber os interesses do público.
“Entender o seu público é crucial para saber os interesses, quem essas pessoas seguem e os conteúdos que elas assistem. Só entendendo isso, conseguirá alinhar o marketing da empresa. No atual momento, as publicidades são muito caras, não dá mais para atirar para todo lado”, afirma o CEO.
Nesta etapa, o empreendedor deve buscar fornecedores de qualidade, que entendam a demanda, entreguem os produtos rapidamente e consigam manter o seu estoque.
2. Estrutura
É necessário atender certas necessidades estruturais, antes de pensar os próximos passos. São elas:
• CNPJ (uma opção é começar como MEI – Microempreendedor Individual);
• Marca (o nome da sua empresa);
• Criar perfis profissionais do site no Facebook e Instagram;
• Criar os canais de venda (ex.: loja virtual própria, os perfis nas redes sociais, além do WhatsApp).
• Definir e contratar os meios de pagamento;
• Definir os meios de envio dos produtos.
3. Audiência
A audiência é nada mais que o público: o pessoal e o do seu negócio. A base para toda empresa é a conexão com os clientes. “Vou me usar como exemplo: eu vendi o E-commerce na Prática, mas continuo com os 300 mil seguidores que consegui durante esse tempo no Instagram. Se eu resolver começar outro empreendimento, a minha audiência já está lá. A base já está criada”, diz vice-presidente. “Construa a sua própria audiência, trabalhe a sua marca nas redes e trabalhe a imagem da sua pessoa. Vai ser importante agora e no futuro”, ele acrescenta.
4. Atendimento
O atendimento é importante para trabalhar o pré-venda e o pós-venda. Crie um canal que tire dúvida para não perder o consumidor e um local que resolva os problemas que possam surgir. “É necessário criar padrões para atender, tirar dúvidas e manter o cliente para recompras. O consumidor precisa terminar o processo satisfeito para voltar depois. Outra questão é você não deixar o cliente se afastar. Mantenha contato e deixe-o a par das promoções, entre outras atualizações”, fala o empreendedor.
5. Vendas
A venda dos produtos é o momento que traz retorno ao seu negócio. Quando planejamento, estrutura, audiência e atendimento estão alinhados, o retorno vai ser positivo.
6. Impulsionamento
O impulsionamento é o processo que ocorre após se estabelecer, quando precisa crescer para aumentar os resultados. “Para isso, é importante entender o que funcionou e o que não e quais foram os seus sucessos, para colocar dinheiro nisso e acelerar as vendas e aumentar a quantidade”, justifica Bruno de Oliveira.
“As oportunidades estão no ar! Com o tempo, você vai entendendo como funciona melhor e a situação vai fluindo mais facilmente. Não existe outro caminho para o sucesso se não se capacitar e tentar. O momento é bom. Prepare-se e aproveite”, finaliza.
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